Direito vira curso de excelência na região

valeriomagalhaes@uol.com.br

 

pense:

"A inteligência e o caráter é o objetivo da verdadeira educação.”  (Martin Luther King)

 

 

Direito vira curso de

excelência na região

Os cursos de Direito nas instituições de ensino superior do eixo Ilhéus-Itabuna transformaram a região em núcleo de excelência no ramo da educação jurídica. Praticamente todos são bem conceituados na avaliação do Ministério da Educação(MEC), com conceito quatro, numa escala de 1 a 5. Outra referência para os cursos é o índice de aprovação dos egressos no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

 

Nesse particular, o curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) reluziu, esta semana, entre os 30 melhores cursos no ranking do 7º Exame da OAB Unificado. A UESC aprovou 40 dos 83 participantes do Exame, com índice de 48,19%, bem acima de instituições tradicionais do país. Na Bahia, a UESC ficou, entre as públicas, atrás apenas da UFBa, e à frente da Estadual de Feira e da UNEB. A Unifacs, da rede privada, ficou em segundo lugar no Estado.

 

Além da UESC, os cursos da rede privada no eixo Ilhéus-Itabuna também possuem conceito quatro do Inep/MEC, ou seja, boa avaliação, a exemplo dos cursos de Direito da Faculdade de Ilhéus, da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC) de Itabuna e da Unime/Facsul de Itabuna. O da Faculdade Madre Thais é o mais novo e ainda não foi avaliado. De qualquer forma, os resultados confirmam que o Sul da Bahia é um centro de difusão do ensino da ciência jurídica de qualidade.

 

 

Faculdade de Ilhéus graduou

1ª turma do curso de Direito   

A solenidade de formatura da primeira turma do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus aconteceu, semana passada, no Centro de Convenções. Num clima de festa, a cerimônia lotou o auditório Jorge Amado e proporcionou momentos de emoção, como no caso das homenagens prestadas ao professor Paulo Bezerra, fundador e primeiro coordenador do curso e nome da turma, e ao saudoso professor Djalma Eutímio de Carvalho, falecido no ano passado.

 

A irmã do professor Djalma, Ivone Eutímio, está entre os novos bacharéis da Faculdade de Ilhéus. Na cerimônia, a homenagem teve também participação da mãe de Djalma e Ivone, dona Waldimira. O diretor da Faculdade, Almir Milanesi, destacou o marco de 10 anos da instituição e o fato da primeira turma ser graduada com o curso já reconhecido pelo MEC e avaliado com conceito quatro.

 

O procurador da República e professor Israel Nunes Silva foi paraninfo e o empresário Roque Lemos, da Cicon Construtora, o patrono da turma de 35 cinco formandos. Participaram da solenidade a diretora acadêmica Sandra Milanesi, a coordenadora do curso, Márcia Monteiro Delmas, o amigo da turma, professor Luiz Carlos Vasconcelos, e o empresário Daury Frisso, representante do Cesupi. O orador da turma foi o agora bacharel Vinicius Bonfim Ribeiro, e as mestres de cerimônia, Klemerson Correia Portela e Luciana Nogueira Lino. A produção, da Terceira Via.

 

Novos advogados também na FTC

A Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Itabuna também realizou cerimônia de colação de grau de novos bacharéis em Direito, no Centro de Convenções de Ilhéus, presidia pelo diretor Cristiano Lobo. O evento contou ainda com a participação da coordenadora do curso, professora Raildes Pereira, do paraninfo, professor Inocêncio Carvalho, e do amigo da turma, professor Fábio Santos.

 

O curso da FTC também possui bom conceito na avaliação do Enade. Os oradores da nova turma foram Paulo de Seles Santos e Wagner Brito da Silva. E as mestres de cerimônia Ludmilla Soares de Oliveira e Yasmine Rodrigues Santos, com produção da Terceira Via.